Data: 13/12/2018

Time Sub 17 da Escola Fernandina Malta é um dos Finalistas do Campeonato Alagoano de Base

O time da Escola Fernandina Malta é um dos finalistas do Campeonato Alagoano de Base 2018 FF7AL na Categoria Sub17.  O time chegou invicto e disputará o titulo com o CRB - Escolinha Oficial do Galo.

Criando há um ano, o time da escola Fernandina Malta é o pioneiro entre as escolas da rede estadual de Rio Largo a investir pesado no esporte. O time já chegou a representar o estado e o município no Campeonato Brasileiro de Fut 7, que aconteceu em julho no estado de Recife –Pe pela Confederação de Futebol 7 do Brasil  filiada a FF7AL. Desde então o time vem participando de competições dentro e fora do estado.  O que chama atenção é que o time por ser de escola pública, o time tem estrutura de time grande.

Segundo a Silvania Ferreira responsável pelo projeto, à criação do time de futebol da escola foi uma das ferramentas usadas para diminuir a evasão escolar, despertar o interesse de alguns alunos que muitas vezes não tinha incentivo pra continuar indo a escola e resgatar alunos que estavam sendo perdidos para a criminalidade.

“A criação do esporte na escola foi uma ferramenta restauradora. A partir da criação do time de futebol, vimos o empenho e a dedicação dos alunos pelo esporte. Hoje além dos times masculinos sub 15, sub 17 e adulto, temos o feminino sub 17, o time de basquete e de handebol. Hoje nossa escola vem sendo procurada por muitos alunos que desejam fazer parte dos times e afirmo com convicção que o esporte é uma ferramenta de transformação”, destacou Silvana.

Ano passado a escola foi destaque no JEAL (Jogos Estudantis de Alagoas), onde o time sub17 de futsal masculino ficou em primeiro lugar no regional e em terceiro lugar no Inter-regional. Em Rio Largo a categoria sub17 sagrou-se campeão no Campeonato Riolarguense 2017. Esse ano tivemos a primeira dobradinha com os times masculino e feminino sendo campeões da Copa 29 de Julho e o time juvenil sendo campeão juvenil da Copa Dinâmico.

No fim de novembro a escola também participou dos Jogos Estudantis Riolarguense, sendo campeão em quatro categorias: Futsal sub17 masculino, Futsal sub17 feminino, Futsal masculino adulto e Handebol.

Recentemente o time adulto de Fut 7 conseguiu a classificação para a Série A do Alagoano de Fut 7 2019. A equipe foi eliminada na fase semifinal, mas não se abalou porque já tinha garantido a classificação ficando entre umas das quatro semifinalistas.

O time vem sendo comandado pelo técnico Gutierres (Guto) e auxiliar técnico Jhonathan Miller. Os treinos acontecem todas as terças-feiras na quadra Municipal de Rio Largo, e as sextas-feiras na Arena Champs.

Guto que é treinador das equipes de informou que o projeto é um projeto pioneiro e que muitos deviam usar projetos como esse para resgatar e transformar vidas. Ele disse que tem orgulho em fazer parte desse projeto e afirma que alguns dos meninos têm possibilidade de ir para qualquer time grande.

“Pra mim é um orgulho e um desafio fazer parte de um projeto que extingue diferenças e foca na capacidade. O trabalho desenvolvido aqui é de força, superação e autoestima, muitos desses meninos não têm uma boa qualidade de vida, mas se agarraram em algo que pode mudar a vida deles, e isso pra gente é muito gratificante. Eu acredito que projetos como esse do Fernandina Malta pode salvar  muitos jovens e mudar vidas. Temos atletas aqui diferenciados que estão no nível de competir em qualquer campeonato. Quando chegamos em alguns campeonatos tem gente que pergunta, essa escola é particular, fica onde, e quando a gente diz que é uma escola pública eles se espantam por que na realidade é muito raro você encontrar escolas públicas participando de campeonatos de auto nível como esses que participamos, e asseguro que é uma quebra de tabu e um exemplo a ser seguido”, disse Guto.

Silvana ressaltou ainda que a escola vai continuar com o projeto em 2019, e que alunos que queiram fazer parte do time basta matricula-se na Escola Municipal Fernandina Malta, frequentar as aulas regularmente e apresentar boas notas. O objetivo é continuar diminuindo a evasão escolar e além de atletas formar cidadãos.

“Estamos investindo no esporte porque acreditamos no potencial desses meninos e sabemos também que projetos como esses atraem e transformam alunos, e assim a evasão escolar diminui. Sabemos que existem campeonatos que só alunos podem participar se estiverem devidamente matriculados e que estejam frequentando as aulas, então os alunos agora estão focados em estar na escola para poder participar desses campeonatos. Além disso, sabemos que muitos desses meninos são carentes e é uma boa maneira de afastar eles da criminalidade e elevar a autoestima deles”, disse a Silvana.

- Matéria cedida pela Jornalista Maju Silva -